Processo Produtivo

Partimos do fato de que 4 tipos de produtos podem ser fabricados para diferentes aplicações e usos, que são: 

(S) Spunbond
(SS) Spunbond + Spunbond
(SMS) (Spunbond + Meltblown + Spunbond)
(M) Meltblown

O processo de produção começa com a primeira camada de Spunbond, que começa quando o polipropileno entra na extrusora principal, por meio de um processo de transporte automático e neumático de transporte de pellets; que mais tarde derrete a temperaturas que variam entre 220-250 °C.

Em seguida, o polipropileno se desloca na forma liquida, por meio de condutos que o direcionam para o molde principal, no qual os milhares de filamentos são formados, que são então expostos a um processo de transformação térmica, esfriando-os a 10-15 ° C, causando um alongamento, e endurecendo estes.

Desta forma, eles caem sobre a correia transportadora, que forma o primeiro véu de tecido. 

Se o tecido SS for feito, outro processo semelhante ao anterior seria realizado, para formar a camada dupla.

No entanto, se o SMS for fabricado, ou apenas Meltblown, o processo que forma a camada Meltblown, começa quando o polímero é exposto a um processo de extrusão a mais de 250 °C, que é soprado diretamente na calandra, por meio de um fluxo intenso de ar que suga e organiza as fibras; gerando assim um processo de fusão por alongamento extremo,  formando a fibra final, que é muito fina e curta.

Para a terceira camada de Spunbond, o processo é exatamente igual que o primeiro, e o referido véu cai para a correia transportadora, executando exatamente da mesma forma que a primeira camada.

Finalmente, após do enrolamento na calandra, as 3 camadas são fundidas através de uma soma de pressão e temperatura exercida pelas duas calandras, passando assim para o posterior enrolamento das mesmas, gerando uma distribuição uniforme das fibras.

Enquanto isso, os testes são constantemente realizados em todos os lotes de produção no nosso laboratório, dependendo da solicitação do cliente, tais como testes de BFE, PFE, resistência, tensão, alongamento, testes de coluna de água, entre outros.

Da mesma forma, contamos como aliado o Laboratório Nelson Labs nos Estados Unidos, que revalida nossas especificações técnicas e condições do tecido, para atender aos mais altos padrões de qualidade que as diferentes indústrias exigem.

Fotografia: Meltblown

Laboratorio

Finalmente, se le realizan pruebas a los lotes de producción en nuestro laboratorio, dependiendo de la solicitud del cliente, como pruebas de BFE, PFE, resistencia, tensión, elongación, Columna de agua entre otros.